terça-feira, fevereiro 06, 2007

"Back and Forth"

Mesmo nas temporadas mais deprimentes da nossa vida (as chamadas épocas de exames), há um factor ou outro que, ainda que efémero, nos elevam acima do nível espiritual que nesta época se traduz.

Factor I- Bom yeoreum gaeul gyeoul geurigo bom de Kim Ki-Duk
(ou "Spring, Summer, Fall, Winter... and Spring" no inglês britânico)

Do cérebro e da paciência. No estado vegetal em que não raras vezes me encontro, o que poderia despertar mais atenção do que um filme tendo como descrição algo como "A young boy lives in a small floating temple on a beautiful lake, together with an elderly master who teaches him the ways of the Buddha"?

O filme é sublime, antes de mais. Dividido em cinco estações correspondentes a cinco diferentes estádios da vida do jovem monge, o filme assalta-nos pela falta de diálogos (que aqui são quase desnecessários) e ganha-nos pela força com que nos transporta através do envolvente cenário onde se desenrola a história. Um habitáculo que flutua no meio do lago, um barco e uma prisão de montanhas são o suficiente para ver um dos mais duros golpes de beleza cinematográfica que vi nos últimos anos. Por agora, Time, o mais recente filme de Ki-Duk, vai estar presente na edição 2007 do Fantasporto.

Factor II- "Me and You and Everyone we Know" de Miranda July

Recomendaram-me há já algum tempo este You and Me and Everyone We Know e desde logo, pela forma como o nome soa, me pareceu ser um daqueles filmes semi-indie na onde de um Little Miss Sunshine. E acontece que acaba por ser, em certa medida, um fenómeno semelhante. Um argumento que por vezes chega a ser mesmo genial e um conjunto de personagens quotidianas que chegam a ser bizarras (a fazer lembrar um pouco de American Beauty de Sam Mendes), fazem dele um filme simples e tocante.

A história circula à volta de duas personagens: Richard, um pai de dois filhos que se divorcia e trabalha como empregado numa sapataria e Christine, uma 'taxista para idosos' que também é artista contemporânea e que constantemente nos 'grita' o nome Gondry. Uma melodrama disfarçado de comédia que não é menos do que um pequeno grande filme.

)) <> (( Há momentos riquíssimos neste argumento que são do melhor que já vi em comédia, como os pequenos chats online dos filhos de Richard, que me fazem pensar que Miranda July pode vir a tornar-se um sério fenómeno de culto, tendo em conta que é a sua primeira realização e o seu primeiro argumento. Se houvesse Óscar para Jovens Promessa, esse estaria entregue.

P.S- E no entanto, avidamente à procura de ver: "Science of Sleep", "Primer" e "Little Children".

1 comentário:

Anónimo disse...

o "Primavera, Verao, Outono, Inverno,...Primavera" é realmente brilhante. Um dos melhores filmes passado na tv generalista nos ultimos meses, tlv anos