sábado, outubro 14, 2006

Combate à corrupção- III

Sei que os autarcas têm de apresentar as suas declarações de rendimentos ao Tribunal Constitucional (e 30% ainda não o fez). O que eu desconhecia era que o TC não funciona ao nível da fiscalização, mas ao nível do controlo administrativo (data de entregas, declarações completas, etc.). A fiscalização compete ao cidadão comum que, encontrando algo de errado nas mesmas, pode apresentar queixa. Sendo que 90% dos cidadãos que consultam as declarações de rendimentos dos autarcas são jornalistas, não é muito difícil perceber o quão "bom" é este órgão "fiscalizador", nós...

Cada vez me parece mais que o mau funcionamento de um estado democrático como o nosso, não passa só pelos direitos que nos fartamos de reivindicar, mas também pela quantidade enorme de deveres a que nos furtámos. E aulas de Constituição Portuguesa nas escolas, não? E haver um grupo de trabalhos especialista na matéria, que faça essa mesma fiscalização?...

2 comentários:

Anónimo disse...

a brincar, a brincar, as aulas de constituiçao portuguesa seriam muito mais uteis que aulas de TIC e educaçao civica e ed visual que as crianças deste pais têm e de muito pouco servem.

já agora seriam muito mais uteis que as aulas de fisica e informatica que eu tive

Anónimo disse...

Aulas de Constituição Portuguesa??? Não sei... Uma disciplina específica talvez seja demais. Em vez de aulas de Ed. Visual??? Decididamente não, Nelo!
Quanto ao facto de existir um grupo de trabalho especialista concordo pois o actual conceito só serve mesmo para continuar a encobrir os "trabalhinhos" dos autarcas.