sábado, outubro 14, 2006

Combate à corrupção- II

O pacote de medidas/ideias de comabte à corrupção apresentada por João Cravinho e que, inicialmente não foi considerada uma prioridade pelo Governo, traz agora o "patrocínio" de Cavaco Silva e do novo Procurador-Geral da República, Pinto Monteiro. Perante isto, o Governo elaborou já uma comissão de trabalhos destinada a implementar algumas destas mesmas medidas para serem apresentadas ao Parlamento pelo partido no poder.
Era mesmo preciso o PR e o PGR darem um aviso ao Governo para este dar atenção às propostas de um deputado democraticamente eleito, nomeadamente num assunto tão fundamental como o combate à corrupção? Esta atitude do "qualquer deputado é um instrumento ao serviço de 4/5 partidos", esta atitude de castrar a individualidade dos deputados em favor do controlo pelos partidos, não será anti-democrática?
Por incrível que pareça, ainda há muito poucos casos de corrupção a darem origem a julgamento, muito menos a condenações. Isto porque se torna incrivelmente difícil de provar os enriquecimentos em trocas de favores.

Destaque ainda para a primeira medida do novo PGR. Pinto Monteiro ordenou que todas as actividades do Ministério Público que possam ser públicas passarão a ser divulgadas no site da mesma Procuradoria.

Sem comentários: