sábado, setembro 30, 2006

Extras!!

De forma inacreditável, e para espanto meu, acaba de sair isto em Portugal. Pelo menos para já, apenas disponível nas lojas FNAC. Escuso de dizer que tive de abdicar de grande parte da minha alimentação semanal para adquirir este fabuloso produto que contém em si, os seis episódios da primeira série e mais uma data de extras.

Se dúvidas houvessem em relação à capacidade da dupla Gervais/Merchant em voltar a atingir o patamar qualitativo de The Office, elas dissipam-se nos primeiros cinco minutos da série. Extras pulveriza qualquer céptico e prova que a onda de euforia em torno de Ricky Gervais não é apenas uma mera efemeridade e que estamos perante um senhor da comédia mundial ao nível do que já foi um Jerry Seinfeld no seu tempo. Um visionário, um líder e não um seguidor...

Se por um lado, a personagem de Ricky Gervais, Andy Milman (Extras), não é tão carismática como a de David Brent (The Office), por outro temos situações e diálogos capazes de ficarem na história, como já haviam existido no anterior trabalho do autor. Andy é um ambicioso figurante que faz de tudo para arranjar umas 'linhas' num qualquer filme, enfrentando situações embaraçosas com a sua companheira e amiga, Maggie. O sentido e "mão" de Gervais está obviamente na humilhação da personagem, e nos silêncios e momentos constrangedores que se vivem constantemente.

Sendo que The Office passou tanto na RTP2 como na SIC Radical, sem o fulgor ou a visibilidade que obteve lá fora, o mesmo não pode acontecer com Extras (se é que alguma vez cá vai passar), sob pena de entrarmos oficialmente na categoria de "Povo autista". Quanto tempo mais precisamos para abrir os olhos, quando todo o mundo já o fez?!...
Senhores e senhoras, meet Ricky Gervais if you please...

1 comentário:

Anónimo disse...

É mesmo como tu disseste: MUITO BOM!
Já vi os 6 episódios da primeira série e esta não desilude. Além de ter uma boa persongem principal (Andy) apresenta-nos mais uma vez excelentes persongens secundárias: o agente de Andy e principalmente Maggie(persongem que durante a série consegue ainda ser mais humilhada que o próprio Andy).
Não tira o prémio de "melhor série de comédia de todos os tempos" a The Office mas é certamente das melhores que já vi.
Agora é esperar a segúnda série.