domingo, julho 30, 2006

Os portugueses têm a fama de serem preguiçosos. Pasme-se quem for optimista mas a verdade é que são mesmo! Somos todos! Não é aquela preguiça que nós, por preguiça, achamos ser o "não querer fazer nada". Não. O que somos é um amontoado mal amanhado de dez milhões de preguiçosos intelectuais para os quais a novidade, a inovação, o pensar sobre algo (e não apenas algo) e a descoberta são coisas absolutamente abomináveis. Dez milhões de portugueses ou dez milhões de torradeiras é exactamente a mesma coisa: ambos trabalham e até são úteis mas não passam de instrumentos sem autonomia própria e às vezes até queimam as torradas! Rochedos, penedos, seixos, etecétera. Pensar não consome as economias, nem sequer é necessário pedinchar a um qualquer recheado banco um empréstimo vitalício, talvez por isso mesmo, pensar não é um hábito dos portugueses.
RTP1, sábado à noite, estação pública de televisão, A Canção da Minha Vida. O conceito de programa mais seco, sugado até ao tutano e esgotado há biliões de anos. Pior, é o tipo de programação que chama, muito directamente, calhaus aos telespectadores portugueses. É o expoente máximo do insulto de massas. É a completa falta de originalidade, de inovação, de qualidade musical, de rejuvenescimento e de inteligência dos portugueses espelhado num só programa de televisão. É tratar-nos como uns "operários coitados que ao sábado à noite não têm dinheiro para os cocktails jet set, não sabem ler um livro e não gostam de um bom filme" e tratando-nos assim, assim ficamos porque há uma repudiavél preguiça de crítica, porque criticar implica associar raciocínios, porque raciocinar implica pensar e, como sabemos, pensar dá trabalho, é bem melhor levar no focinho com tudo aquilo que nos impingem, seja A Canção da Minha Vida, O Fiel Ou Infiel, Os Batanetes, O Marcelo Rebelo de Sousa, Os Morangos, A Floribela, As 2954 telenovelas, Os telejornais de 2 horas, As Touradas (ou corridas à portuguesa a.k.a. cruel linchamento de animais para diversão primária dos Homens), Os filmes do Steven Seagal, do Van Damme, as repetições das 2954 telenovelas ou As pistas da Blue.
A televisão não é assim tão importante, é verdade, mas nós somos exactamente a merda, não, a fotocópia, não, a fotocópia mal tirada da merda que todos os dias passa na televisão, até porque ver televisão em portugal não dá trabalho nenhum.
.
.
.
.
.
.
Até parece que estou chateado com isto tudo mas não. Na verdade estou-me nas tintas! Quero lá saber!

2 comentários:

Paredes disse...

Pah caga nisso pk por mais k digas e faças torradeiras serao sp torradeiras. E inda nah se sabe cmo transformar torradeiras noutra coisa. Olha quanto aos telejornais demorarem 2 horas ou perto disso, resta-te sp veres o da 2: k da as 22h. Dura apenas 30 min e nah tem estorias dakelas pra encher chouriços haha

Isacvs AntoninvsPalidvs disse...

Só para provar que ainda há pessoas em portugal com espírito crítico e prontas a fazer um comentário objectivo e racional acerca de um determinado tema, cá estou eu prestes a redigir o meu comentário...
.
.
.
.
.
.
.
...


...afinal...
Não me apetece...
Acho que vou mas é fazer umas torradas...

Tenho dito!!! X)