terça-feira, setembro 04, 2007

Um Final

"É sem qualquer terror que eu vejo a desunião das moléculas da minha existência"

Marquês de Sade


E que melhor indivíduo poderíamos citar num final como este? O Marquês de Sade é certamente uma pessoa à qual nos queríamos associar antes de terminarmos esta nossa aventura bloguistíca (não a última certamente). Seja por uma questão de dignidade e estatuto perante a opinião pública mas também para dar um certo ar a "indivíduos-que-apesar-de-parvos-lêem-literature-francése".
O que começou num apartamento da cidade do Porto como uma teoria sobre a técnica perfeita de aplicação de pasta dos dentes na respectiva escova, cedo criou uma corrente de desvairo e análise jocosa de assuntos nada prementes e, muito menos, coerentes.
Apesar de tudo, durante estes dois anos e meio nunca deixamos ora de abordar assuntos mais sérios, crítica cinematográfica, entre outras coisas que nos iam aprazendo.

Para mim, um blog digno desse nome é aquele que, com alguma regularidade, mantém alguma actualização e dedicação por parte dos seus proprietários. Os motivos que me levaram a começar o Pasta's não existem mais e por isso há que encerrar um ciclo. Termina assim o Pasta dos Dentes com os seus mais de dois anos e meio. Até breve, pode ser que me "surja um blog", tal como os romances surgem ao Lobo Antunes. Um abraço,


Toda a gente tem de morrer, mas eu sempre acreditei que seria feita uma excepção no meu caso. E agora?
Saroyan

As ezéquias fúnebres podem ter a sua piada. As quedas aparatosas de pessoas distraídas também. O Marques Mendes nem tanto. E, às vezes, quando chove no Verão, sente-se um arrepio estranho mas bom de quem já anseia o Outono. Outras merdas não são assim nem interessa como são. São e mais nada. Há também finais abruptos e felizes, abruptos e infelizes, felizes, infelizes, abruptos e finais não acabados. Sentimentos estranhos, pessoas esquisitas, coisas sem piada nenhuma e, não raras vezes, com a piada toda. Cheira a esturro, a cão, a peixe grelhado, a areia e a Sol.
E pronto: quando se começa bem é melhor acabar como se começa do que não acabar. Ora aí está! Fica, então concluída aquela que será, provavelmente, a melhor intromissão pelos meandros disto tudo que se chama qualquer coisa!
"Adeus e até ao meu regresso!"

quinta-feira, agosto 16, 2007

Sabia-se Ele mesmo...



...Aquele que não seduziu ou se impôs. Nunca a importância colectiva fora tão pouca.

quinta-feira, agosto 09, 2007

Mensagem do Dia XI



Genialmente bom! E subscrevendo na TOTALIDADE a análise do Marques AQUI!
(também na minha sessão, os jovens urravam o seu dinheiro de volta)

segunda-feira, agosto 06, 2007

"Crime and Punishment"- Fyodor Dostoevsky



A verdadeira pechincha por apenas dois euros e vinte e oito cêntimos. Em inglês e versão livro de bolso, pois claro.

sexta-feira, agosto 03, 2007

Mensagem do Dia X



Pela história e pelas interpretações.

Mensagem do Dia IX



Não é entretenimento. É um filme para se ir a um museu e ele estar a dar.

quarta-feira, agosto 01, 2007

Acordo político para Lisboa

Podem ler o acordo assinado AQUI.



Muitas críticas têm surgido ao acordo estabelecido entre o PS e o vereador do Bloco de Esquerda, José Sá Fernandes, para integrar o Executivo da Câmara Municipal de Lisboa.
De entre as críticas, Carmona Rodrigues apressou-se a dizer que "um acordo entre o partido mais votado e o partido menos votado é uma solução fraca" e que os bloquistas recuaram para terem acesso ao poder.
O líder da bancada do PSD na Assembleia Municipal, Saldanha Serra, acusa Sá Fernandes de obstruir o desenvolvimento da cidade e de ter lançado constantemente a suspeição sobre o anterior Executivo liderado por Carmona
Para além das críticas dos "partidos" de direita, o acordo não reuniu consensos dentro do próprio Bloco. O acordo foi ontem apresentado na concelhia dos bloquistas tendo sido aprovado com apenas seis votos a favor e quatro contra, tendo sido os elementos da Ruptura-FER (a facção, vá lá, mais extremista do BE) os mais críticos em relação à proposta. Gil Garcia (da Ruptura-FER) diz que "o Bloco cedeu ao PS e não se afirma como alternativa socialista ao Governo de Sócrates. Este acordo com António Costa, que foi o número dois do Governo, representa indirectamente um apoio ao Governo do PS".
A acrescentar a estas reacções temos os comentários que se vão lendo na comunicação social, nomeadamente dos comentadores de notícias online, esse nicho fabuloso. Uns acusam tanto Costa como Sá Fernandes de se terem vendido; outros acusam Sá Fernandes de prometer não fazer acordos; outros ainda acusam de inconstitucionalidade as propostas de Sá Fernandes...

Mas vamos por partes,

Ora, em primeiro lugar, quem esteve atento à campanha eleitoral e às declarações dos candidatos aquando da noite eleitoral, sabe que Sá Fernandes nunca criticou nem rejeitou qualquer coligação. Melhor(!), José Sá Fernandes sempre propôs (e isto é público) que fosse feita uma coligação à esquerda, nomeadamente com Helena Roseta ou mesmo com a CDU e PS. Sá Fernandes disse-o, na sua declaração após os resultados eleitorais, que aceitaria um acordo com o Partido Socialista desde que fossem satisfeitas as condições por ele impostas e agora aceites. Isto foi dito em directo e em todas as televisões. Assim, aqueles que vêm agora acusar o vereador de "vendido", não demonstram senão ignorância e falta de atenção. Aliás, aquilo que Sá Fernandes sempre criticou foi o facto de António Costa e Helena Roseta considerarem a hipótese de se coligarem com Carmona Rodrigues, que ele considera ser o responsável pelo estado calamitoso da CML.

-As declarações de Carmona Rodrigues podem ser compreendidas e consideradas naturais no contexto de um homem que a todo custo quer continuar na Câmara, que chegou a ser apontado como possível elemento de coligação com António Costa e que agora se vê deixado preterido e deixado ao abandono. Aliás, um acordo com Carmona Rodrigues parecia ser altamente improvável não só por o PS sempre ter criticado a actuação deste enquanto Presidente de Câmara como também pelas inúmeras críticas internas que se fizeram ouvir quando esta possibilidade foi colocada por alguma da comunicação social.

-Já, o PSD afunda-se cada vez mais com esta "esquizofrenia" que o faz, por um lado, dar razão a Sá Fernandes e retirar a confiança política a Carmona Rodrigues e, por outro, acusar Sá Fernandes de ser um empecilho ao desenvolvimento da Câmara e de lançar suspeições sobre o anterior Executivo(o que o próprio partido corroborou!). É neste misto de posições confusas que ainda não se consegue perceber quanto do PSD perdeu a confiança política em Carmona, através das denúncias de Sá Fernandes, e quanto do PSD considera essas denúncias injustas, o que parece ser o caso do líder de bancada na AM lisboeta.

-As críticas dentro do próprio BE, por parte dos elementos afectos à Ruptura-FER parecem-me a mim, infelizes. A Ruptura-FER que pode ser considerada a "oposição" à liderança de Francisco Louçã, apresentou há uns meses, na Convenção do partido, uma moção em que defendia, entre outras coisas, as coligações estratégicas a nível autárquico com partidos de esquerda incluindo o próprio Partido Socialista. Gil Garcia manifesta preocupação pela liberdade de voto do seu vereador quando este impôs as suas próprias condições e estas foram aceites. Todos os pontos em que Sá Fernandes estará obrigatoriamente "conivente" com o PS são os subscritos no documento, ou seja: o plano e orçamento (que será elaborado conjuntamente pelos dois partidos, ou seja, com a concordância de ambos os coligados); o Saneamento Financeiro e Empresas Municipais; o Plano Verde, estrutura ecológia e PDM; Construção e Reabilitação; Transportes Públicos; Frente Ribeirinha; e Transparência. Em todos os pontos não previstos neste acordo, os coligantes terão a liberdade de votarem como bem entenderem. Neste aspecto, quem fez cedências foi o PS e não o Bloco de Esquerda. E numa altura e situação em que o seu próprio partido conseguiu levar adiante algumas das suas propostas, é lamentável que a Ruptura-FER aproveite a oportunidade para criticar o atingido. Entramos um pouco na questão, "o que era bom já não é porque afinal vai ser mesmo feito".
A título de curiosidade resta dizer que esta Moção (a da Ruptura-FER) é uma facção cada vez mais emergente dentro do BE tendo conquistado cerca de 12 elementos em 80 no último congresso do partido e cujas propostas não eram tão desinteressantes quanto isso. (leitura rápida, não-exaustiva)

A todos aqueles que clamam por "inconstitucionalidade" quando se fala de quotas sociais na habitação, falemos então de Presidente da República e tribunais que estão cá para impedir que essas coisas aconteçam. Como dizia alguém: "anticonstitucionalissimamente recomendável". (nunca pensei usar esta expressão)
E é por tudo isto, e porque também não acredito que de um momento para o outro o Louçã deixe de ter a postura agressiva com o Governo, que penso que este acordo é um reconhecimento do trabalho do José Sá Fernandes e também uma lição de humildade política de António Costa.
Se alguém não concordar com algum dos pontos abordados no acordo subscrito, levante o dedo.

Edit- Obviamente que tudo isto deixa de fazer sentido se houver algum tipo de conluio que, à primeira vista, não me está a ser possível prever.
Rúben Carvalho já rejeitou subscrever o acordo de coligação e Helena Roseta, também convidada, irá apresentar a sua resposta em breve.


terça-feira, julho 31, 2007

Crónicas de um Verão anunciado

I hate bitches!

sexta-feira, julho 27, 2007

Afinal há cultura em Felgueiras

E para aqueles que não estão familiarizados com o lema da Rádio Felgueiras, o lema é: "Numa cidade onde vale a pena viver, uma rádio que vale a pena ouvir"


Longe vão os tempos do Éter Lusitano...

(e atenção que o jovem Élvis Santiago já a sua própria página online em que, em nota de imprensa, nos diz que "em meados de Junho sairá o seu próximo CD, que certamente irá deliciar o público e a comunicação social". "Assim se apresenta Élvis Santiago a todos aqueles que gostam e apreciam a música de qualidade.")

Eu aposto na Minha Presidente

(está mais nova, está...)

Agora: Presidente da Câmara Municipal de Felgueiras

Daqui a 4 anos: Praia de Copacabana, Brasil

(perdoem-me a imprecisão mas há também algumas ínfimas possibilidades de estar de férias em Custóias)

P.S.- Alguém me oferece umas férias na Suécia, se eu estiver correcto?

"Felgueiras- numa terra onde vale a pena viver, uma Presidente que vale a pena ter"

« Oposição na Câmara critica despesa de 35 mil euros no passeio dos idosos a Fátima. »



Durante mais de dois anos andamos a ouvir a Câmara dizer que não há dinheiro para nada, agora temos (mais um!) passeio de idosos a Fátima, esse grande destino turístico, isento de qualquer intenção propagandista. 6 mil contos em transporte e 800 contos em chapéus para os velhinhos deve dar para melhorar as condições de vida dos cidadãos com mais de 65 anos, o eleitorado preferencial da Presidente Fátima Felgueiras.

Votos a favor dos 4 elementos do Movimento Sempre Presente, abstenção de um dos vereadores social-democratas (ausência de outro) e voto contra do vereador do PS.
Notícia "Expresso de Felgueiras"

Porque também há ciência nisto

sexta-feira, julho 20, 2007

Verão 2007- Esperemos que sim...

25 de Julho- Aimee Mann (Coliseu dos Recreios- Lisboa)

(Dormir até às 13h; Volta a França; reflectir sobre a Volta a França; Cinema)

12 a 15 de Agosto- Festival Heineken- Paredes de Coura (e a Super Bock carago?!)

31 de Agosto a 2 de Setembro- Fórum "Socialismo 2007"- Parque das Nações, Lisboa


E a questão que se coloca é: "E onde é que está o Metal?". A resposta: "Infelizmente não está".


Eu gosto é destes assim...

"Luis Filipe Menezes é óptima pessoa. E tenho a certeza que é homem de imensas virtudes. Tem é um pequeno problema: é incapaz de se lembrar hoje do que disse ontem. E ontem disse que ia “reflectir sobre uma candidatura”. Anteontem, em Março deste ano, anunciou seria candidato “em quaisquer circunstâncias”. Ninguém lhe leva a mal. Este é também o homem que anteanteontem, há dois ou três anos atrás, em chorosa conferência de imprensa com mulher e filhos na mesa, dizia que abandonava a vida política.

Felizmente para o país, que ficaria precocemente privado do seu talento, Menezes não se leva muito a sério."


E do fundo do poço, o PSD pode ir ainda mais longe....mais fundo.

Ainda o Trinta e Um

A pergunta e a resposta.

Visto assim até tem a sua piada

"(...) Esta dicotomia encontra expressão se compararmos o Bloco de Esquerda com o Partido Comunista Português. Ideologicamente as diferenças não são assim tantas. Mas de um lado está o professor universitário Louça. Do outro o operário Jerónimo de Sousa. De um lado estão os meninos universitários que leram e correram mundo. Do outro a massa da festa do Avante que nunca saiu do Seixal. De um lado está um partido cheio de ideias e sem músculo. Do outro um partido cheio de músculo e sem uma única ideia. Sim, isso mesmo, a esquerda caviar e a esquerda do coirato.(...)"

Humor político- O Jon Stewart português?

AQUI!

E a coisa mais genial dos últimos tempos é (foi) o acompanhamento da Convenção do Bloco de Esquerda pelo Rodrigo Moita de Deus. Se tiverem algum (muito) tempo, leiam os comentários absolutamente brilhantes.

Os meninos do Bloco

Aquando da V Convenção no 31 da Armada.

domingo, julho 15, 2007

Mensagem do Dia VII



"Who's your favorite son, God?"

quarta-feira, julho 11, 2007

Corrupção? Em Portugal?!



“É a primeira vez na história da democracia portuguesa que alguém vai ser julgado por tentar subornar um eleito e espero que sirva de aviso a todos aqueles que pensem voltar a fazer o mesmo”
José Sá Fernandes a propósito da ida a julgamento de Domingos Névoa

terça-feira, julho 10, 2007

Já chega amigo, já percebemos!

Sá Fernandes insiste no facto de Helena Roseta e António Costa admitirem dar um pelouro a Carmona Rodrigues. Até aqui tudo bem. Agora, fazer disso hino de campanha e dizê-lo de cada vez que o ouvimos falar na televisão é um exagero. Não só desperdiça o seu já raro tempo de antena como também é tentar ganhar votos da maneira mais fácil e mais popularucha.

domingo, julho 08, 2007

Mensagem do Dia VI- Mudar o Mundo

...ou pelo menos parte dele. É o que este comentário de dez minutos pode fazer.


People in the world, open your eyes.

sexta-feira, julho 06, 2007

Está tudo Louco!



O ano de 2007 é o ano em que o mundo está a andar ao contrário. Está tudo tolo e só eu é que me mantenho no sítio. (Só faltava o Telmo Correia ganhar as eleições em Lisboa)

Serviço Nacional de Saúde



«A diferença entre a Esquerda e a Direita é que a Direita defende que o SNS deve ser para os mais necessitados; a Esquerda defende que o SNS deve ser para todos porque senão nunca terá qualidade.»
Miguel Portas in Prós e Contras

(P)SiCKO



Tomei contacto com a obra de Michael Moore com Bowling Columbine e com Fahreneit 9/11 logo de seguida. Se o primeiro deu a conhecer ao grande público a pessoa do realizador (e escritor e produtor), o segundo funcionou como uma tragicomédia perfeitamente sustentada pela administração Bush e o quão ridículo a mesma pode ser.
Com SiCKO, Michael Moore vai mais além. Neste novo documentário, apresentado no passado Festival de Cannes, o realizador choca-nos mostrando diante dos nossos olhos as situações aberrantes do sistema nacional de "saúde" norte americano. E a palavra é mesma essa, chocar. Ao contrário do seu antecessor, este SiCKO não dá para rir, dá para chorar. Provoca a revolta, a raiva e a indignação de quem assiste ao destilar de factos que nos são apresentados com sensacionalismo (maior ou menor não interessa!). Pura e simplesmente não interessa! Este é um documento que deve ser visionado por qualquer pessoa com um mínimo de noção de solidariedade e preocupação social. Só visto...
(óbvio que merece muito mais do que as 4 estrelas acima referidas)

quinta-feira, julho 05, 2007

Mensagem do Dia VI- "O Defeito"


Não gosto que reparem nos meus "calcanhares". Deixem-me ser eu a usá-los em meu favor.

Mensagem do Dia V



Este blog apoia José Sá Fernandes ou uma possível coligação à esquerda, com este.

P.S. Este blog lembrou-se que afinal não vota em Lisboa.

Mas será que ninguém reparou?!

George Bush reduz a pena do braço direito de Cheney

George W. Bush considerou "excessivos" os 30 meses de prisão a que Lewis Libby, ex-chefe de gabinete do vice-presidente Dick Cheney, foi condenado em Junho por obstrução à justiça no caso da divulgação da identidade de uma agente da CIA. O Presidente dos EUA decidiu reduzir a pena a uma multa de 250 mil dólares e dois anos e meio de pena suspensa.

"Respeito o veredicto do júri, mas cheguei à conclusão que a pena a que Libby foi condenado é excessiva", afirmou Bush em comunicado. A decisão presidencial já provocou duras críticas por parte dos democratas. O líder da maioria no Senado, Harry Reid, considerou-a "escandalosa", enquanto a presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, garantiu que um caso como este "não serve a justiça".

in DN

segunda-feira, julho 02, 2007

Sicko


...uma valente joelhada no estômago em todos aqueles que pensam sequer numa privatização do sistema de saúde.

domingo, julho 01, 2007

Mensagem do Dia IV



O Robinho é o novo Mantorras.

sábado, junho 30, 2007

A Mensagem do Dia III



"O PNR é o único partido que rejeita a promoção da «cultura gay» e do «folclore amaricado».
Com José Pinto-Coelho à frente da Câmara de Lisboa não haverá nem mais um tostão para o financiamento da mensagem gay!"
in site do Partido Nacional Renovador

sexta-feira, junho 29, 2007

A Mensagem do Dia II


"If you were to ask me to name three geniuses, I probably wouldn't say Einstein, Newton... I'd go Milligan, Cleese, Everett. Sessions."

David Brent, The Office

quinta-feira, junho 28, 2007

O Povo da Minha Terra



Com uma cidade assim, eu é que sou um exilado político.

A Mensagem do Dia


O Primeiro milho é para os pardais.

terça-feira, junho 26, 2007

Keep on Rotting in Free World

Só para avisar que o Pasta dos Dentes não falece! Cá continuamos na nossa sesta alentejana que já dura um mês. E atenção que isto é um sinónimo de um grande dirigento-associativismo da nossa parte.

domingo, maio 20, 2007

Permitam que me corrija

...o melhor filme de 2006 chama-se The Fountain e foi escrito, produzido e realizado por Darren Aronofsky. Ponto.



Melhor filme desde o Eternal Sunshine of the Spotless Mind e o Lost in Translation.

segunda-feira, maio 14, 2007

Carmona sai com voto partidário



...Manuel Monteiro, PND, mostrou-se disponível para o cargo.
Lusa

sábado, maio 12, 2007

Politicamente falando, eu sou...

You are a

Social Liberal
(78% permissive)

and an...

Economic Liberal
(25% permissive)

You are best described as a:

Strong Democrat (25e/78s)










Link: The Politics Test on OkCupid Free Online Dating
Also: The OkCupid Dating Persona Test

quinta-feira, maio 10, 2007

Preso por não estar à altura das expectativas



Não avisar as pessoas que somos incompetentes devia ser pecado.

A Jangada de Pedra



Madeira independente! Basta de onerar o dinheiro dos portugueses!

Caraças, eu não estou para pagar um Alberto João por ignorância dos madeirenses!

(E já agora, Felgueiras também, embora não gastem tanto.)

sexta-feira, maio 04, 2007

Este blog está com dor de burro

Ainda não me sinto preparado para escrever seja o que for. A dor é, neste momento, ainda muito profunda para os vícios do homem se abstenham de comentar, por agora, a cânfora que Artémis anuiu.

quarta-feira, abril 18, 2007

A verdade é que...

... o massacre recente no campus da Virgina Tech, nos U.S. and A., pode muito bem ser explicado ASSIM.

quinta-feira, abril 05, 2007

E é assim (que deveria ser) a democracia...


UPDATE: Parece que a Câmara de Lisboa vai mandar remover o cartaz... Ainda não foi desta!

quarta-feira, fevereiro 21, 2007

Meus amigos...

É este! Não há tempo a perder, é mesmo este. O financiamento está garantido, o timing é perfeito e o computador também. Nem muito bom nem muito mau. Apresento-vos o Asus A8JS:


Veja as especificações aqui.

terça-feira, fevereiro 20, 2007

-"Pulp Fiction" (cara estúpida à Andy Millman)



E quando parece que ninguém defende Alberto João Jardim... aparece Luís Delgado!

E quando parece que mais ninguém consegue defender George W Bush... aparece adivinhem quem... Isso mesmo, Luís Delgado!

Este homem é um corajoso, é um Che Guevara da Direita, é o último dos Cruzados da Direita-Direita portuguesa. O meu sonho é ver Luís Delgado no Daily Show de John Stewart.

(e desta vez nem me parece que tenha sido pouco nobre a demissão do Alberto João. Os pressupostos da sua candidatura ao Governo Regional da Madeira, não são os pressupostos actuais de governação. Se as propostas e planos apresentados a eleições vão ser alterados ou não podem ser cumpridos, acho muito bem que se legitime uma segunda vez e, neste caso, uma primeira vez neste cenário de nova lei das finanças locais, o seu mandato e a sua governação. As quais não percebo um corno...)

P.S.- Isto sem deixar de admitir que não é esta, obviamente, a sua verdadeira intenção nisto tudo...Como não deixa de ser claro.

A importância da Escolha



"Quem dentro da sua liberdade individual selecciona de forma interessante o objecto da sua atenção encosta a sua inteligência à parede e sempre que esta se solta não anda nem corre mas voa."
- Júlio Emert

segunda-feira, fevereiro 19, 2007

79th Oscars

E não precisam de me chamar bruxo:
Melhor Actor- Forest Whitaker
Melhor Actor Secundário- Djimon Hounsou
Melhor Actriz- Helen Mirren
Melhor Actriz Secundária- Cate Blanchett
Melhor Filme de Animação- Cars
Melhor Realizador- Alejandro Gonzalez Iñárritu
Melhor Filme- Letters From Iwo Jima
Melhor Argumento Adaptado- The Departed
Melhor Argumento Original- The Queen
Não são propriamente aqueles que gostaria que ganhassem, mas são aqueles que, por este ou aquele motivo acabarão por arrecadar as estatuetas.

domingo, fevereiro 18, 2007

Re-House

Quando me refiro ao facto do House usar sistematicamente a mesma fórmula na resolução dos casos clínicos, é a isto que me refiro. Genialmente parodiado no Mad TV:

Não obstante da série ser constantemente a mesma coisa, não deixa de ser brilhantemente escrita. Muito boa, portanto... (longe de umas coisas chamadas CSI, que já ninguém atura quele gajo loiro. Gajo esse que havia de morrer tipo os donos do Rex- O Cão Polícia que morriam e mudavam a cada nova temporada)

quinta-feira, fevereiro 15, 2007

Permitem-me que reitere?

Reitero. O Estado Civil é o melhor blog (ou blogue) do mundo, ainda que não o seja. Que toda a "direita" fosse como Miguel Esteves Cardoso, Pedro Mexia e João Pereira Coutinho. Se bem que JPC me enerve profundamente no seu esforço (que sem o ser, é-o, mais uma vez) de ser constantemente e exageradamente de direita.

Último a ir à baliza



Hoje fui jogar a chamada "futebolada". Dez gajos a dar para o enferrujado, cinco para cada lado. Óbvio. Bola Adidas Teamgeist por estrear com preço ainda a marcar um sete, um nove e um euros.
Divisão à antiga: "brancos" para um lado, "resto do mundo" para o outro. Do lado da equipa do Resto Mundo, brasileiros, franceses, madeirenses e dois portugueses. Do lado dos "brancos", eu (e mais alguns). Melhor dizendo "eu e mais dez".
No final diz-se que perdemos. Não sei como é possível. 20 anos acabados de fazer e perder ainda custa como antigamente!
P.S.- Como é que se diz? Ah, todo rôto....

Os melhores de 2006...em breve!

Era menino para fazer agora, e finalmente, a lista dos melhores filmes de 2006. Acresça-se a isto o facto de me faltar ver dois deles que, à partida e ainda que não os tenha visto, estarão certamente no Top: Science of Sleep de Michel Gondry e Lady in the Water de M. Night Shyamalan (Paul Giamatti fan, not M. Night's).
A lista provisória toma então os contornos de:
Little Miss Sunshine de Jonathan Dayton e Valerie Faris
Little Children de Todd Reid
The New World de Terrence Malick
Paris Je T'Aime de vários
Marie Antoinette de Sofia Coppola
P.S.- E, pois, falta também o The Departed do Scorsese.

Little Children de Todd Field (2006)

E depois de um par de semi-desilusões, eis que preciso de me deslocar a um cinema (por acaso, o melhor da cidade do Porto, o do Cidade do Porto) e gastar a semprei jeitosa quantia de 4€ para assistir a mais um um filme "fabuloso", como diria o senhor da mãozinha.

Este Little Children é realmente muito bom e o estranho é que percebemos isso assim que vemos os primeiros cinco minutos do filme. Sem pretender ser "grande", acaba por o ser por esse mesmo motivo: despretensioso, simples, bem contado, bem escrito e, acima de tudo, sublimemente interpretado. (Kate Winslet quando receber finalmente um Óscar, devia receber logo um caixote deles só contando as vezes que o já merecia!) Kate Winslet fan!

Adaptado do livro de Tom Perrotta, o filme é escrito pelo mesmo Tom Perrotta e pelo realizador Todd Reid e lembra imediatamente uma mistura de American Beauty de Sam Mendes com Desperate Housewives como muito bem reparou Francisco Mendes no seu Pasmos Filtrados. Não só faz lembrar como iguala o nível do primeiro, e isso não está ao alcance de todos. As personagens são tipicamente disfuncionais e as fundações, crenças e modos de vida dos seus intervenientes são desafiadas e questionadas durante todo o filme. Little Children são aqui todos os personagens adultos numa referência à dúvida, à incerteza e à necessidade de rebelião que cada sente nessa "estufa" humana que é o bairro em que vivem.

Por tudo isto, pela surpresa (apesar de o nosso caro colega vinhateiro já mo ter recomendado), e acima de tudo pela companhia, um dos melhores e surpreendentes registos do ano.

segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Punch Drunk Love de Paul-Thomas Anderson (2002)

E mais um filme em que as expectativas eram altas. Grande realizador e argumentista, grandes actores, possível grande banda sonora. Filme recomendado por alguns e com boas críticas generalizadas.

Acontece que o filme é...mediano. Um apontamento ou outro bem interessante mas a história é demasiado aborrecida e desinteressante. A certa altura nota-se o dedo de Paul-Thomas Anderson mas pura e simplesmente não achei grande interesse à história. Nem o filme é especialmente engraçado, nem a prestaçao de Adam Sandler é por aí além, nem a banda sonora é grande coisa (antes pelo contrário).
Ok, o fim de semana não foi o melhor para ver filmes mas, filme que é bom, agarra-nos quer estejamos com disposição ou não. E este não agarrou até cerca de bem perto do final. Resumindo, ainda não gostei. Ainda...

Resultados

Ficam aqui, e a título de curiosidade, os resultados em Felgueiras:
Votantes - 42,11% (19288)
Sim - 25,82% (6966)
Não - 62,34% (12024)
Tendo em conta os resultados a nível do distrito do Porto (cerca de 55% para o Sim), está aqui um belo indicador do eleitorado felgueirense. Para quem me pergunta como é possível termos uma Presidente de Câmara como a que temos, acho que tenho aqui a resposta: "São as pessoas que temos!"

domingo, fevereiro 11, 2007

Referendos

Ainda no dia do Referendo, gostaria de destacar este breve texto de opinião de Ricardo Costa, director-adjunto de informação da SIC, sobre a importância de uma participação massiva nesta votação. Mais importante do que ter bons políticos, é ter uma população que os mereça. Daí a importância de manifestar-mos a nossa opinião quando nos é dado o poder da democracia directa. Não é todos os dias! Leiam aqui

Somos todo um ser autista. Nem tanto...

Mas teremos de continuar a ser tratados como atrasados mentais?!! Como é possível que alguém, em alguma parte do mundo consiga manter numa televisão, um programa como o Fiel ou Infiel, já lá vai mais de um ano?!! É que, mesmo sendo mau, o programa é igual sempre. Sempre mesmo! Já vi! Já tentei perceber como é possível e não há volta a dar! Ou o José Eduardo Moniz recebeu ameaças de morte ou então a TVI encontrou naquele horário, o timing ideal para se penitenciar por passarem trinta vezes ao dia os Morangos com Açúcar.
Eu sei que chega a ser um pouco cliché criticar o programa, mas o que é certo é que é mau demais para ser verdade. A minha linha de pensamento começa a vaguear por terrenos como a censura... A TVI devia ser banida.

sábado, fevereiro 10, 2007

Fraquinho...


A estreia do Hora H foi muito fraquinha. Ainda restam quarenta e tal episódios, mas a estreia foi fraca...

Adaptation de Spike Jonze (2001)

Charlie Kaufman é um dos mais geniais e criativos argumentistas deste princípo de século. Escreveu o argumento de filmes como Eternal Sunshine of the Spotless Mind, Confessions of a Dangerous Mind, Human Nature, Being John Malkovich e este Adaptation.

Ora, Eternal Sunshine of the Spotless Mind é um dos meus filmes preferidos e conta com um dos melhores argumentos de sempre mas este Adaptation acabou por me desiludir. Ou era o facto de eu estar com sono ou então o argumento tem uma narrativa demasiado difusa e até desinteressante. O filme "soa" mais como um exercício de escrita embrulhada em que Kaufman nos tenta confundir a personagem Charlie Kaufman com o argumentista Charlie Kaufman, e em que a escrita do guião do filme é o próprio filme. Por muitos considerado uma obra de genialidade, este "exercício" que é Adaptation acaba por aborrecer e perder o combate travado contra o sono que me assolou esta tarde de Sábado. Às vezes também sabe bem não gostar de tudo o que é culto.

The New World de Terrence Malick (2005)

Se garantias preciso para saber que um filme é bom, é ter os amigos à perna a dizer-me que o filme é uma valente seca. O facto é que, quando cheguei ao clube de vídeo, decidi que tinha obrigatoriamente de o ver com os meus próprios olhos.

O filme não é menos que um portento visual. Pegando na história Pocahontas imortalizada pela Disney, Malick cria uma experiência assombrosa, transcendental e sobretudo sensorial. Um pouco à semelhança do filme de Kim Ki-Duk referido num post abaixo, The New World é um filme para ser contemplado e tem por mérito próprio, o direito a ser considerado o "filme-peça de museu" do ano. E deixo-vos com um excerto da crítica do Pasmos Filtrados ao filme:

"Malick atinge o coração nas exactas proporções em que acerca o olho e a mente.
“The New World” representa o Cinema no seu estado mais puro, liberto das
correntes que sufocam os princípios da narrativa cinematográfica. O filme
desperta como uma mística alvorada e queixumes sobre o ritmo lento ou sobre a
ausência do background das personagens, é o mesmo que considerar um Por-do-Sol
aborrecido ou anti-climático. Todas as excelsas manifestações de Arte
representam um festim para os sentidos. Ou nos deixamos guiar pela fonte da
nossa essência, ou então ficamos à deriva numa localização inóspita que
abominamos. Este não é um filme para leituras versadas, nem almeja uma elite
intelectualizada. Esta Obra-Prima não requer gnose… requer sensibilidade. “The
New World” não demanda ser percebido… necessita de ser sentido."

O "Sim"

O Sim é bem capaz de ser a resposta menos óbvia, mas este vídeo do Dr. Júlio Machado de Vaz, médico que viu o seu programa de autor recentemente censurado pela Antena 1, é dos que melhor resume os argumentos que tornam o Sim na resposta mais sensata a tomar neste referendo.

Posso-me considerar um "inocente", acredito sempre que a esmagadora maioria dos eleitores vão votar...

terça-feira, fevereiro 06, 2007

"Back and Forth"

Mesmo nas temporadas mais deprimentes da nossa vida (as chamadas épocas de exames), há um factor ou outro que, ainda que efémero, nos elevam acima do nível espiritual que nesta época se traduz.

Factor I- Bom yeoreum gaeul gyeoul geurigo bom de Kim Ki-Duk
(ou "Spring, Summer, Fall, Winter... and Spring" no inglês britânico)

Do cérebro e da paciência. No estado vegetal em que não raras vezes me encontro, o que poderia despertar mais atenção do que um filme tendo como descrição algo como "A young boy lives in a small floating temple on a beautiful lake, together with an elderly master who teaches him the ways of the Buddha"?

O filme é sublime, antes de mais. Dividido em cinco estações correspondentes a cinco diferentes estádios da vida do jovem monge, o filme assalta-nos pela falta de diálogos (que aqui são quase desnecessários) e ganha-nos pela força com que nos transporta através do envolvente cenário onde se desenrola a história. Um habitáculo que flutua no meio do lago, um barco e uma prisão de montanhas são o suficiente para ver um dos mais duros golpes de beleza cinematográfica que vi nos últimos anos. Por agora, Time, o mais recente filme de Ki-Duk, vai estar presente na edição 2007 do Fantasporto.

Factor II- "Me and You and Everyone we Know" de Miranda July

Recomendaram-me há já algum tempo este You and Me and Everyone We Know e desde logo, pela forma como o nome soa, me pareceu ser um daqueles filmes semi-indie na onde de um Little Miss Sunshine. E acontece que acaba por ser, em certa medida, um fenómeno semelhante. Um argumento que por vezes chega a ser mesmo genial e um conjunto de personagens quotidianas que chegam a ser bizarras (a fazer lembrar um pouco de American Beauty de Sam Mendes), fazem dele um filme simples e tocante.

A história circula à volta de duas personagens: Richard, um pai de dois filhos que se divorcia e trabalha como empregado numa sapataria e Christine, uma 'taxista para idosos' que também é artista contemporânea e que constantemente nos 'grita' o nome Gondry. Uma melodrama disfarçado de comédia que não é menos do que um pequeno grande filme.

)) <> (( Há momentos riquíssimos neste argumento que são do melhor que já vi em comédia, como os pequenos chats online dos filhos de Richard, que me fazem pensar que Miranda July pode vir a tornar-se um sério fenómeno de culto, tendo em conta que é a sua primeira realização e o seu primeiro argumento. Se houvesse Óscar para Jovens Promessa, esse estaria entregue.

P.S- E no entanto, avidamente à procura de ver: "Science of Sleep", "Primer" e "Little Children".

sábado, fevereiro 03, 2007

Extras- Season 2

E como sou uma pessoa extremamente prática, podem ver através deste nosso post, todos os 6 episódios da segunda série de Extras (Que por acaso estão um mimo, acho eu). Cliquem Aqui



E para quem não conhece, fica aqui este fabuloso site que colmata ou não, os sonhos mais húmidos de cada um. Tudo o que é série interessante está aqui, com maior ou menor qualidade. TV Links

sexta-feira, janeiro 26, 2007

Nossa Senhora, Mãe do Céu


Este é, inequivocamente, um blog CONTRA o aborto e pelo SIM no referendo.

quinta-feira, janeiro 25, 2007

Nunca vou perceber...

"De todas as espécies, a humana é a mais detestável. Pois o Homem é o único ser que inflige dor por desporto, sabendo que está a causar dor."
Mark Twain

Nunca percebi...

domingo, janeiro 21, 2007

No direction home


É impressão minha ou ontem, a partir das 4, o mundo ficou com a vista enevoada? (E encontrar o caminho para casa nunca foi tão difícil!)

quinta-feira, janeiro 18, 2007

Freakin' Merlot


Sideways (2004)- de Alexander Payne

Espectacular cena em que Miles (Paul Giamatti) se recusa a beber Merlot durante o jantar.

E todos os argumentos fossem tão bem escritos, e todos os actores fossem tão bons como Paul Giamatti.

quarta-feira, janeiro 17, 2007

Esquecer

"Sou um péssimo «namorado» mas um óptimo ex. Entre outras coisas, porque sou facílimo de esquecer. Uma virtude frouxa mas muito útil."

in Estado Civil, de Pedro Mexia
O melhor blog português.

sábado, janeiro 13, 2007

João Cravinho no BERD

É sempre bom e insuspeito quando o Governo convida o deputado que lhe é mais inconveniente para o Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento. Ainda por mais numa altura em que Cravinho levava avante a sua insistência no pacote de medidas anti-corrupção que tanto desagradou a José Sócrates. O que vale é que Cravinho diz que só vai quando o pacote for aprovado, a ver vamos.

sexta-feira, janeiro 12, 2007

Deus & Deus, Lda.

quinta-feira, janeiro 11, 2007

A minha vida é isto..

Este blog é oficialmente um blog sobre...Ricky Gervais. Nesta cena da segunda série não temos Andy Millman subitamente a transformar-se em...David Brent. Como alguns comentários..."so Brent".... Genial.

EXTRAS- série 2

Tenho a leve impressão de que a segunda série é ainda melhor que a primeira, senão atentem neste pequeno excerto em que Andy Millman é desafiado pelos seus colegas a meter conversa com uma míuda... Genial, eu quero ser assim!

Mais British Comedy Awards

E o prémio de melhor actor de comédia vai para...Stephen Merchant!!! Geniais ambos. Genial os discursos. Genial os dois micro frames da segunda série do Extras.

British Comedy Awards



Momento brilhante este, em que Madonna entrega o prémio à equipa criativa de Borat e consegue em pouco mais de 20 e poucos segundos, ser humilhada pelo anfitrião.

(Genial, o motivo da ausência de Borat na cerimónia)

quarta-feira, janeiro 10, 2007

Porque é que não há disto em Portugal?!



Ricky Gervais é Deus.